quinta-feira, 22 de agosto de 2024

SIMÃO, JOÃO PEDRO E PLIM

Os blogues terão, possivelmente, tido o seu ápice há 10, 15 ou, sei lá, 20 anos. Na altura, interessei-me pela ideia de escrever para ser lido num ecrã de computador (estou certo de que os telemóveis ainda só serviam para se falar), e  de poder fazê-lo regularmente, sem cobrar, sobre o que bem me apetecesse.

O primeiro blogue em que andei envolvido resumia-se a uma experiência humorística colectiva, produzida por um grupo de amigos que se conheciam da escola, destinada, sobretudo, a professores, sobre a vida daquela comunidade escolar: escalpelizámos, satirizámos, fizemos rir e chorar, criámos inimigos.

Pela mesma altura, diria, dei vida ao Kaostico. Aí ia publicando contos, crónicas, ou relatos - que me divertiam - dos episódios típicos do meu mundo familiar. E assim me entretive até surgir a nova paixão, este Profissão:Leitor, onde, ao longo dos anos, fiz recensões de livros que apreciei ou odiei. Ora este blogue tornou-se um inesperado sucesso. Dezenas de leitores, mais tarde centenas - em pouco tempo um milhar e tal. 

Porém, a vida solicita, chama, puxa, empurra, atrai, rasteira, afugenta. Paulatinamente, desliguei-me, ou dediquei-me a outros blogues. Principalmente a outras coisas. Quando, então, ainda aqui tornava para escrever acerca de algum romance, apercebia-me de que me encontrava quase só, como numa casa vazia que me devolvia o eco de uma voz solitária. Uma dezena de leitores, às vezes nem tanto. Se abandonámos, não podemos, ao tentar um fugaz regresso, queixar-nos de que nos esqueceram.

De resto, os interesses mudaram. A menina dos meus olhos passara a ser a revista Fluir, que, essa sim, continua o seu processo de descoberta por um público cada vez mais alargado.

Se venho, hoje, então, ao Profissão: Leitor, não será para cumprir uma romaria de saudade, e sim porque estou ansioso para dar conta do seguinte: comprei a revista Ler; comprei-a apenas porque inclui textos de dois jovens e maravilhosos autores, que, aliás, um e outro, já escreveram para a Fluir: Simão Lucas Pires  [A Gargalhada de Gógol] e João Pedro Vala [A Moeda de Dois Talentos].

De modo a que a alegria fosse completa, acrescento, desloquei-me, para a adquirir, a uma papelaria da minha eleição, aliás mais um quiosque do que propriamente uma papelaria, perto da estação de Carcavelos, no Centro Comercial Plim - espécie de minúsculo ajuntamento de lojas ao lado do Centro Comercial de Carcavelos. (Que procuro porque tem à disposição do público praticamente todos os jornais e revistas, em todas as línguas, com excepção, infelizmente, da norte-americana MAD, que nunca mais encontrei em parte alguma...]

Depois não digam que não vos contei.

Sem comentários: