segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

GIL DUARTE: NADA MAIS E O CIÚME


As editoras e eu nunca nos entendemos. Ou porque me consideraram um escritor de pouco talento, ou porque não lhes apetecia apostar num cavalo desconhecido, mandavam-me passear com um pedido de desculpas e a justificação de que, «infelizmente», os meus manuscritos «não se inseriam na programação da casa».

O tempo dos ressentimentos já lá vai. Seguimos caminhos diferentes. Opto (na falta de outras opções, escusam de mo recordar) por uma edição de autor, que me dizem ser «prestigiante» (ainda bem) e uma forma de «resistência» - aos grandes conglomerados, às editoras devoradoras, a um tentacular polvo; não sei; não me interessa. Gostava que me lessem. É isso. É por isso.

Acredito na eficácia do boca-a-boca. Acredito que três bons leitores, entusiastas, possam iniciar um movimento pequenino. Também não quero que este livro seja um «best-seller». Mas seria bom que chegasse a umas quantas almas (50? 100? 200?) e as prendesse a si.

Há razões para que se interessem. Há razões, sem dúvida, tenho modestamente de o admitir. Se não for uma, então que seja outra qualquer. Olhem. Uma excelente razão, talvez a minha preferida, é a lindíssima capa criada por Ana Cristina Marques.

Uma apresentação pública, com certa amplitude, está nos meus planos: mais tarde direi onde, direi quando. Apetecia-me que pudessem e quisessem aparecer.

Para já, para já, o livro pode ser encomendado aqui:

http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/nada-mais-e-o-ciume/9789899712201/


Até à vista.

6 comentários:

Anónimo disse...

José António
Primeiro: Estarei totalmente disponível para colaborar naquilo que for preciso para promover um livro de um AMIGO
Segundo: o meu espanto- porquê Gil Duarte????
Terceiro: A capa... a capa... sim a capa..desculpem fiquei sem palavras.. apenas sei que darei um grande beijo na autora.... isto é mesmo criatividade.
Fico à espera de saber o quando, o onde e já agora a que horas.
Um grande abraço
António VR

Mariana disse...

É seu? Escreves ficção?

josépacheco disse...

Sim, Mariana,é realmente da minha autoria, e é de ficção.

António, obrigado pela convicta e generosa disponibilidade. Fico sem palavras. Quanto à tua pergunta: «Gil Duarte» é o meu pseudónimo, simplesmente. Não se trata de me ocultar atrás dele, como vês, mas do meu velho gosto pelo teatro, por vestir diferentes personagens (não te lembras, no blogue que fazíamos juntos, que eu me multiplicava em nomes?); chamar-lhe heterónimo soaria presunçoso, mas digamos que é o nome (de que, aliás, gosto muito) em que me revejo como escritor de ficção. Um abraço.

Anónimo disse...

Grande amigo e logo se vÊ se o grande se aplica ao escritor( PIADA). Recebida a explicação o que me permitiu verificar um outro Blog teu.

Mariana disse...

Boa sorte na divulgação de seu livro, e que encontre os leitores almejados. Quem escreve - um blog, uma coluna no jornal, um livro, um estudo acadêmico - quer ser lido. Aprendi isso com o blog.

zorbas disse...

É preciso vir ao Blog para saber esta novidade!...
Que bom presente para um ano que anunciam árido. Obrigado.