segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MÁRIO DE CARVALHO: O HOMEM QUE ENGOLIU A LUA

Neste momento em que, para quase todos, se aproximam as férias grandes, as quais, consoante a perspectiva, ou nos possibilitam, ou nos obrigam à convivência com os mais jovens, faz sentido que eu aproveite para falar de um par de histórias infantis.

Comecemos por um autor português. A verdade é que, periodicamente, os escritores portugueses, muitas vezes com obra consagrada para os adultos, metem mão à difícil tarefa de escrevinhar umas patetices para os miúdos; mostram, de certa forma, que estamos a falar de públicos diferentes; e que é muito fácil um bom romancista afundar-se completamente quando se põe a trabalhar para a petizada. Não vem daí mal ao mundo. O importante é que prometa não voltar a tentá-lo - ou, então, que tente muito, que treine intensamente, antes de tornar a publicar contos infantis.

Em contrapartida, Mário de Carvalho escreveu, em 2003, uma história com imensa piada, chamada O Homem que Engoliu a Lua. Se o que vos interessa saber é se este livro, com ilustrações belas e bem engraçadas, de Pierre Pratt, funciona com os mais novos, deixem-me contar como o descobri e o fomos usando, e com que resultados: comprei-o, numa Feira do Livro, ao meu filho. Andava ele no 5º ano, tinha dez de idade. Lia muito bem sozinho, mas como tinha especial prazer em ler a meias comigo, logo na noite do dia da compra nos debruçámos sobre esta narrativa acerca de um homem que, uma noite, à janela, bocejando, engoliu a lua. E rimo-nos perdidamente, deliciados nessa mistura de realismo, em que vemos desfilar as características e as personagens típicas de um bairro lisboeta, descritas, às vezes, com alguma crueldade, e o fantástico que surpreende o leitor adolescente e o adulto batido.

Meu filho apreciou tanto tudo isto que, numa aula de Português em que lhe competia a tarefa de
ler, em voz alta, para a turma, um pequeno texto escolhido por si, optou por O Homem que Engoliu a Lua. E, claro, foi um absoluto sucesso: leu com gosto e entoação, imitando as vozes e mimando as personagens mais engraçadas, provocando gargalhadas, engasgos e sufocações de riso à turma e à professora - esta última, aliás, senhora competente mas muito pouco dada à galhofa.

Redescubro o livro nas mãos da minha filha, com quatro anos. Está velhinho. Mas reencontro, lendo-lho, o mesmo encantador Zé Metade (assim chamado porque o seu corpo fora tragicamente separado em dois, quando tentava apartar os contendores de uma luta de navalhas), ou o Andrade da Mula que, perante o barulho, se chega à janela, em camisola interior, para gritar, para baixo: «Lá a calari...»; ou o Presidente da Junta, querendo solucionar o problema, com conselhos e apartes discutíveis, no mínimo.

É um texto muito bem escrito, e sem concessões. Tem palavras difíceis, mas não demasiadas: as suficientes para que o leitorzinho possa alargar o seu vocabulário, sem ter de interromper constantemente e sem perder o fio, mesmo que não perceba este ou aquele termos. Como, sendo adulto, gosto muito desta história, destas personagens, desta escrita, parece-me o livro ideal para ser lido, pelos putos, a meias com pais ou professores.

4 comentários:

Perla disse...

Olá José,
Tudo bem?
Meu nome é Perla e moro no Brasil. Me interessei muitíssimo em ler este livro, mas não o encontro em lugar nenhum. Já mandei um e-mail até para a editora daí de Portugal, mas ele está esgotado há tempos. Por favor, gostaria de saber se vc conhece algum lugar que ainda tenha este exemplar para venda ou se tem algum contato do autor. Procurei por isso também e não encontrei nada dele internet, nem blog, nem site.
Agradeço muito a sua atenção.

Obrigada
Perla

josépacheco disse...

Olá, Perla, prazer em vê-la por aqui. Se a editora o dá como esgotado, é muito complicado. O conto - descobri muito recentemente - faz parte de um livro de contos de Mário de Carvalho: penso que se chama Contos do Beco das Sardinheiras, ou por aí. Mas claro que não tem tanta graça como o conto separado, em livro próprio, infantil e com ilustrações. Olhe, Perla, o Mário de Carvalho fará uma visita à minha escola. Não sei exactamente quando, mas não me esqueço de lhe perguntar. Se não, pode fazer uma tentativa de pedido à Livraria Trama. Quem sabe? No meu blogue, aí na margem esquerda, a Perla encontra o contacto deles. «Trama». Eles procuram tudo e encontram muita coisa! Volte sempre.

Perla disse...

Olá José,
Muito obrigada pela dica! Vou escrever pra livraria.
Se não der certo, te aviso pra você falar com o Mário de Carvalho por mim.
E vou virar leitora do seu blog! Ele é muito interessante! Parabéns!
Obrigada novamente pela atenção!
Um abraço

Anónimo disse...

Está novamente disponível:
http://www.wook.pt/ficha/o-homem-que-engoliu-a-lua/a/id/16268788